Nesse post nós vamos falar sobre um assunto que mudou minha vida, que são as referências. Mesmo trabalhando com o mercado artesanal, fazendo um trabalho com tanto amor, com tanto carinho e muitas vezes com muita humildade, nós podemos olhar para grandes referências e nos inspirar a construir linhas incríveis.
Nesse post nós vamos falar sobre as referências das confeitarias gourmetizadas. Existem muitos estilos e a gente pode olhar desde as confeitarias que são mais estilo de vó, e das mais rústicas até as mais modernas, que sãos as Russas e Francesas.
Para falar um pouquinho sobre todas as referências, nós podemos levar nosso pensamento, imaginação e lembranças lá para as confeitarias que nós temos no Brasil, com vários estilos próprios. Esses estilos carregam toda a história dos idealizadores que estavam por trás, a cor que gostavam, o emblema usado, que muitas vezes era o nome da família, detalhes etc.
E hoje pensando nisso tudo, não posso deixar de lembrar da Ladurée, uma das confeitarias mais antigas e mais incríveis que tem no mundo, de origem francesa. Famosa pelos seus Macarons, um tipo de doce criado para presentear reis, com uma leveza e doçura ímpar.
A Ladurée continua situada na avenida Champs Elysées, em Paris, com uma loja modelo incrível, que só de você passear por dentro da loja é possível entender um pouco da história e todo o glamour que um simples doce pode ter.
Então hoje nosso passeio será pela história dessa fantástica doceria, que usa do lúdico e incrível para trazer a melhor das experiências para seus clientes.
Tudo começou em Paris, em 1862, quando Louis Ernest Ladurée abriu uma padaria no número 16 da Rue Royale. Foi um sucesso instantâneo, graças ao pão fresco e aos croissants deliciosos que eram vendidos lá. Mas foi somente em 1871 que a Ladurée se tornou uma confeitaria, quando Louis Ernest Ladurée teve a brilhante ideia de unir duas lojas, a sua padaria e uma fábrica de doces. A partir daí, a marca começou a oferecer uma grande variedade de sobremesas, como macarons, éclairs, tortas, bolos e muito mais.
Mas o sucesso da Ladurée não se deve apenas à qualidade dos produtos, mas também ao seu estilo inconfundível. O local é decorado de forma elegante e sofisticada, com móveis antigos, espelhos dourados, papel de parede florido e lustres de cristal. Parece até que estamos entrando em um filme de época!
Mas, como em toda boa história, há um plot twist. Em 1993, a Ladurée estava à beira da falência e foi comprada por Francis e David Holder, pai e filho que também são donos da marca de pães Paul. Eles renovaram a confeitaria, mantendo a tradição e acrescentando novos produtos. Hoje em dia, a Ladurée tem lojas em diversas partes do mundo, como Nova York, Londres, Tóquio e Istambul.
Uma super curiosidade que descobri e achei incrível é que no filme “Maria Antonieta” (2006), de Sofia Coppola, que ajudou a tornar a Ladurée ainda mais famosa. A cena em que a rainha toma chá e come macarons na confeitaria é um dos pontos altos do filme e fez com que a marca se tornasse ainda mais icônica.
Depois de conhecer toda essa história e ver essas imagens incríveis. Você já entendeu quanto uma referência pode realmente transformar o nosso projeto.
Porque aqui nós estamos falando de usar as referências para entender melhor nossos projetos, dar estilo e ter realmente uma produção mais profissional, mais conceitual e com certeza com mais sucesso.
Obrigado pela sua atenção, obrigado por mais uma vez ouvir um pouco do que o que eu tenho como história e experiência, que ajuda demais a minha vida.
Então agora que você conhece um pouco mais sobre a Ladurée, eu só tenho uma coisa a dizer: hora de ir correndo comprar um macaron (ou vários)!
Até o próximo post.
Beijuuu!
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