Desde pequeno sempre fui apaixonado por animais, convivendo com eles até hoje. Tendo cachorro, gatos, cavalo, pássaro e galinhas. Todo esse contato que tive quando criança me trouxe muitos ensinamentos e coisas boas que carrego até hoje. Por isso, quero compartilhar com você quais foram essas lições e o quão positivo é ter um pet durante a infância.

Vejo que muitos pais têm dúvida se devem ou não adotar um bichinho para seus filhos, devido à alguns receios. Um deles é d trabalho que será cuidar de ambos, principalmente se a criança for muito nova. O outro ponto é a falta de confiança que tem em seus pequenos, achando que eles não terão cuidado suficiente com seus pets. Sem dúvidas, esses pensamentos valem a reflexão. Porém, me deixa contar algumas coisas que irão te fazer mudar de ideia.

Primeiro, colocar a criança como dona do animal fará com que ela desenvolva responsabilidades. Dar comida, levar para passear, limpar as sujeiras dele e dar amor e atenção. Todas essas tarefas diárias darão a ela consciência para cuidar de seu melhor amigo. Não se esqueça que essas atividades devem ser supervisionadas e feitas com os pais, sendo uma atribuição familiar.

Além disso, há a questão emocional da criança que irá aprender a interpretar os sentimentos e as necessidades de outro ser. Trabalhando a empatia, autocontrole, socialização e capacidade afetiva.

Para crianças até 4 anos ter um pet é ótimo, pois ele ajuda no desenvolvimento cerebral a partir de brincadeiras, visto que elas são muito repetitivas e isso acaba sendo um estímulo aos neurônios.

Falando em brincadeiras, elas contribuem na atividade física da criança, já que ela será estimulada a correr e se movimentar. Quanto mais próximo seu filho for do animal, mais ativo ele será. O que é ótimo, já que acaba sendo uma forma de exercício, fator essencial contra a obesidade infantil.

Uma das coisas mais importantes que nossos pets trazem é a diminuição da ansiedade, sendo muito eficaz e servindo de apoio para crises e outros momentos de estresse.

Muito disso se deve à confiança que as crianças têm em seus bichos, que até mesmo ensinam a verbalizar e a socializar melhor. As vezes seu filho pode ser muito tímido e tenha alguma dificuldade em se comunicar, fazendo do pet o seu principal ouvinte, contando histórias e até mesmo acontecidos do dia a dia.

E por último, os animais trazem muitas lições para os pequenos.

Mostram o ciclo da vida, ensinando sobre como aproveitá-la e a entender sobre o fim dela, uma vez que os pets não possuem uma grande longevidade.

Eu poderia continuar aqui falando por horas. Mas você já entendeu como ter um pet é benéfico e vantajoso para qualquer criança, fazendo parte de todo o crescimento dela e trazendo felicidade para toda a família.

Até o próximo post.

Beijuuus!

Peter Paiva

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *