Você que já conhece um pouco da minha história sabe o quanto dedico minha vida ao artesanato e com certeza deve se perguntar como é viver este universo e o que muda no tão esperado Natal…

Primeiro, você precisa ter na cabeça que trabalhar com arte no Brasil requer muito amor e dedicação, sem amor pelo que estamos fazendo não tem como conquistar o tão almejado sucesso que tantos buscam, pois trabalhar com manualidades requer colocar nossa energia em cada detalhe e por mais promissor que o mercado se apresente, você precisa estar feliz para entregar o seu melhor em cada peça que produza. Logo minha primeira dica é: encontre neste vasto mundo do artesanato o que vai lhe fazer feliz!

Antes de explicar sobre o que você pode fazer neste período promissor, deixa eu trazer um ponto importante, só para te motivar um pouco mais: o mercado artesanal no Brasil nos últimos anos vem crescendo bastante, segundo o IBGE, 67% dos munícipios têm artesanato em sua economia, movimentando cerca de R$ 28 bilhões por ano e sustentando mais de 10 milhões de brasileiros. Ou seja, o artesanato já é uma realidade para uma parcela expressiva da população, mas percebemos que é um mercado em plena expansão e que requer profissionalismo na sua execução! Por isso, aqui vai a nossa segunda dica: seja o mais profissional possível com aquilo que for fazer, trabalhe com qualidade e seja um diferencial no ramo que desejar atuar.

O Natal é sem dúvidas o melhor momento para experimentar o mercado artesanal, pois este é o momento em que todos estamos envolvidos com o lindo sentimento de querer presentear as pessoas que amamos; de arrumar e perfumar nossas casas; de viver a energia de fazer algo bom e que nos faça bem. Então vamos empreender no Natal pois esta é a hora!

Trazendo especificamente para nossa realidade, que é o mundo dos cosméticos criativos e das velas artesanais, posso lhe assegurar que o período do Natal representa quase a metade da parcela do nosso faturamento anual, ou seja, no período de outubro a dezembro nossas vendas aumentam significativamente o que torna o Natal o melhor momento para apostar e se dedicar a um novo projeto.

Agora vou falar para você alguns outros pontos importantes que fazem do Artesanato e do Natal uma grande oportunidade:

Período Festivo: o Natal possibilita vendas muito maiores que qualquer outro período, o tema natalino faz parte da nossa cultura e encanta a todos com um sentimento e energia diferentes, é um pouco do que falamos anteriormente, este é o melhor momento para vender no Brasil e no mundo.

Alta demanda: o número de pessoas procurando produtos e presentes é muito grande, seja através das redes sociais, do grupo de amigos, do condomínio, da academia, da escola, da Igreja ou mesmo do trabalho formal, as oportunidades se multiplicam no Natal.

Independência: aproveitando esse período de festas, você verá o quanto irá lucrar e perceberá que o artesanato pode ser muito mais que um renda extra e sim uma renda fixa em sua vida. Verá que é possível, inclusive, ser seu próprio chefe.

Escalabilidade: passo a passo você poderá expandir sua atividade, poderá exibir seus produtos em feiras de condomínios, praças e bazares. Porém a longo prazo, e com seu sucesso, poderá expandir para lugares maiores, como shoppings e lojas de grandes marcas, até mesmo se tiver dentro dos seus sonhos, ter um ateliê aberto à visitação ou abrir sua própria loja.

 

 

Percebeu as vantagens que o artesanato especialmente no período do Natal pode te oferecer?

 

Agora vamos dar um passo a diante e a pergunta é: o que você pode oferecer para as pessoas neste período tão especial? Vou te dar alguns exemplos do que você pode fazer para atingir um público maior!

 

Velas

Esse item clássico é de certa forma indispensável para a comemoração de Natal, pois representa o aconchego, intimismo e energias boas que a data representa. Nesse aspecto, você pode se aprofundar e fazer várias opções de velas temáticas coloridas, já que cada uma tem seu significado.

Vela branca: Paz e equilíbrio;

Vela verde: Saúde física, emocional, mental e espiritual;

Vela vermelha: Energia, ânimo e alegria;

Vela dourada: Fortuna e fartura;

Aromatizadores

Outro clássico que nunca sai de moda e é venda certa no Natal são os aromatizadores para casa, carro, quarto… Eles podem ser na versão Água para Lençóis para serem usados nas camas, roupas e cortinas; home spray para serem utilizados no ar ou em superfícies porosas como madeiras; ou os famosos difusores de varetas que como toque de mágica ao virar das varetas o perfume exala e se expande pelo ambiente.

Vale uma dica especial: você não precisa se restringir a aromas natalinos, aposte em aromas comerciais que este é o tipo de presente que é durável e traz a volta do cliente por ter amado o perfume!

Sachês

Cada vez mais sofisticados e versáteis, os sachês vêm ganhando ainda mais força por serem muito fáceis de fazer e pela resposta extremamente positiva. Atualmente trabalhamos com sachês de tecido e vermiculita que ficam lindos até para decorar; envelopes aromáticos temáticos perfeitos para gavetas e consoles dos carros; ou até mesmo pastilhas aromáticas feitas de parafina que ficam lindas para decorar e perfumar.

Bom, espero que tenha gostado das dicas que separei para você… Estas são apenas algumas possibilidades neste mercado tão vasto do artesanato no Natal! Escolhi de coração e espero que chegue ao seu coração impulsionando a você colocar a mão na massa e arrasar na melhor época do ano!

Toda sorte e sucesso!!! Vamos juntos…

Te vejo na próxima.

Beijuuu!

Peter Paiva

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *