Nós sempre falamos sobre alguns tipos de terapias, aromaterapia, cromoterapia…Hoje eu queria falar sobre fitoterapia, você já ouviu falar?

Fitoterapia é o uso de plantas medicinais no combate a doenças e no tratamento de pele, explorando os princípios ativos que elas possuem (substância responsável pelos efeitos terapêuticos).

É uma técnica usada desde tempos antigos, cerca de 8.500 A.C, ganhou muito força na China, sendo considerada hoje uma de suas medicinas mais tradicionais, posteriormente explorada por outros países.

O fato de a fitoterapia ser feita com matérias-primas naturais, deu oportunidade para muitas pessoas começarem a investir nesse meio, devido aos vantajosos custos-benefícios. Grandes empresas de cosméticos começaram a produzir produtos com as plantas medicinais, afinal a demanda se tornou grande demais.

Esse aumento de demanda se deus pelo interesse das pessoas, que viam no tratamento de suas peles algo menos agressivo, se comparado aos produtos sintéticos, atuando contra doenças dermatológicas, ajudando na cicatrização e prevenindo o envelhecimento da pele.

Não se limite achando que é apenas a pele que é beneficiada, algumas plantas também ajudam na hidratação do cabelo, evitando quedas e deixando os fios mais fortes.

Vou deixar para você algumas matérias-primas que vão deixar sua pele melhor e te possibilitar a desenvolver seus próprios produtos, sejam eles: sabonetes, shampoos, cremes ou óleos essenciais:

Essência de Alecrim.
Essência de Cascas e Folhas.
Essência Terra Molhada.
Essência Aloe Vera.
Essência Chá Verde.
• Extrato Natural em Pó Pitaya.
Óleo Vegetal de Abacate.

Porém é preciso que você saiba que mesmo esse sendo um tratamento natural, não é algo sem riscos, pois há plantas com substâncias tóxicas e alergênicas, agrotóxicos ou metais pesados que podem ser danosos a sua pele e a sua saúde. Há uma certa preparação antes de você começar a botar a mão na massa, que é:

• Saber qual planta você está utilizando, assim evitando problemas de pegar alguma tóxica.
• Usar plantas colhidas há pouco tempo.
• Ao lavá-las, deixe secando naturalmente, assim evita a perda do princípio ativo.
• Não misture com outras plantas medicinais.

Agora que você já sabe como preparar seus produtos e tem já em mãos algumas, das várias opções de matérias-primas que existem no mundo da fitoterapia, você pode explorar e criar ótimos produtos.
Beijuuus!
Peter Paiva

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *