Olá, tudo bem? Sou o Dr. Bruno Machado Marinho, veterinário da família Fontes Paiva, que diga-se de passagem, não tem poucos bichos.

Hoje eu queria conversar com vocês sobre a importância dos cuidados com nossos pets. Lembrando que hoje eles são basicamente membros de nossas famílias, sendo considerados filhos para muitas pessoas, trazendo alegria, companhia e diversão.

Porém para se ter as melhores experiências com eles, são necessários certos cuidados, deixando sempre a saúde deles em dia e assim evitar problemas dentários, musculares, cardiovasculares e ósseos. Sendo essas as principais causas de desconfortos para os pets, meu intuito aqui é auxiliá-lo a tratar seu animal de forma que ele tenha uma vida boa e longeva.

Assim como nós, os bichinhos também precisam fazer seus exames de rotina, e por isso, visitar semestralmente a clínica veterinária é sempre necessário. O veterinário será capaz de identificar se ocorreu alguma mudança no seu pet e te orientar os melhores caminhos para prevenir doenças e complicações.

Seguindo ainda nessa parte da saúde, ter a vacinação em dia é algo que evitará muitas complicações para o animal que podem ser fatais. Como hepatite infecciosa, leptospirose e raiva. Então manter em dia a carteirinha de vacina deles é essencial.

O que estou dizendo são coisas simples, porém, é algo que precisa ser repetido. Os tutores tendem a não fazer o básico, prejudicando a vida dos pets por achar que nada irá acontecerá com eles.

Outro conselho é ter muita atenção quando estiver passeando com seu bicho de estimação, sempre andando com uma coleira nele, evitando que ele brigue com outros animais ou que coma alimentos jogados no chão.

Porém não é só na rua que os cuidados devem acontecer, em casa também. O pelo e a pele não devem ser esquecidos, é sempre importante estar de olho para casos de pulgas e carrapatos, passando sprays e dando banhos específicos para eliminar esses problemas.

Falando em limpeza, isso é algo que deve ser rotineiro na vida do pet, afinal, eles ficam sujos facilmente. Entretanto um aviso: banhos muito recorrentes podem fazer mal para eles, pois facilitam o surgimento de problemas de pele. Por isso o recomendado é ser algo quinzenal.

Fique atento com a água no ouvido deles, a entrada de água no canal auditivo pode ocasionar problemas. Então cuidado no momento de limpar essa área.

E para finalizar, dê a coisa mais importante que um pet deve ter: amor. O animal precisa disso para se sentir bem, sendo da natureza dele brincar e ser carinhoso com os outros. A falta disso prejudica sua saúde e o desanima, por isso, você sempre deve manter contato com seu animal. Afinal todo ser vivo precisa de atenção, ainda mais os que são seus dependentes.

Espero que com esse nosso papo você tenha se conscientizado sobre o que é cuidar de um pet e porque é tão necessário fazer isso.

Te vejo em um próximo texto aqui no e até já pensei no que irei falar para você: peles e como tratar problemas dermatológicos em pets.

Um abraço!
Dr. Bruno Machado Marinho

1 responder
  1. Elisangela Santos
    Elisangela Santos says:

    Boa noite!
    Ansiosa para sua próxima visita ao site Dr Bruno, meu cachorrinho sofre com dermatite atopica.
    muita medicação .
    abraços a todos

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *