Olá!

Hoje eu gostaria de dividir com vocês uma estratégia que criei baseado em uma análise super necessária para entender melhor o posicionamento do nosso trabalho de uma forma geral no mercado.

Deixa eu explicar melhor, a “Analise dos 2 Ps” foi criada baseada nos comparativos que precisamos saber antes de tomar qualquer decisão em relação a ação do nosso trabalho, seja do modo de atender, seja para saber o nicho que vamos explorar, podemos usar ela para entender valores positivos e negativos aplicados no mercado sobre um produto similar ao nosso. Então eu acredito que esta analise veio após todos esses anos, depois de receber dúvidas a respeito de como se posicionar, mas precisamos estar cientes que tudo vai depender da sua visão, de uma auto avaliação e de onde você quer chegar.

A “Analise dos 2 Ps” se refere a duas pontas, uma onde posicionamos estrategicamente todos os pontos negativos existentes no mercado referente ao produto em análise e no outro extremo posicionamos com destaque tudo que analisamos referente ao produto já posicionado e em um status sonhado.

Esta estratégia é útil para qualquer análise, seja ela sobre produto ou serviço. Vamos pensar juntos, ao analisar um show realizado, temos desde a recepção ou modo de exposição do show oferecido e seus milhares de modos para se valorizar e desvalorizar: apresentação, figurino, música e toda trilha, manter a expectativa até o encerramento e organização da saída. Todos estes pontos podem ser aplicados a análise e vocês começam a ter uma visão bem diferenciada. Analise quantas observações podemos listar negativas que faz com que uma apresentação se torne uma decepção. Vamos ao nosso mundo de vendas no mercado informal em feiras e eventos. Quantos pontos podemos focar e assim saber ao certo como devemos nos programar. Temos o público alvo e toda produção de produtos destinada a venda neste evento. Podemos falar de estilo de roupa a ser usada neste dia! Olha que demais lembrar de todas as maneiras que podem tornar esta apresentação negativa e desta forma você se distanciar delas. Do mesmo jeito existe o modo sonhado, que a partir desta análise começamos a realmente almejar um nível de trabalho que já está pré-estipulado e nos dará mais recursos pra saber se estamos perto ou não das nossas metas.

Quando criei esta análise pensando nas duas pontas eu tinha em mente que todos precisam serem mais críticos para saírem da zona de conforto que os nossos artesãos se encontram e assim atender além das expectativas e serem pessoas de sucesso. Ela é simples mas necessária para tudo! Parece muito dizer “para tudo”, mas analisa aí e me diz! Se eu vou sair e pensar em como me vestir eu consigo respostas para as duas pontas, se eu for pensar em uma viagem eu também consigo, se eu for pensar em vender coxinha na rua em um tabuleiro eu consigo analisar vários pontos e assim sair muito mais preparado e com certeza voltar com um sorriso estampado no rosto.

Agora bora fazer alguns exercícios e depois ver quanto muda o nosso modo de pensar a partir deste método que nada mais é do que um jeito de organizar os dois extremos. De um lado está tudo que você caracteriza como péssimo e do outro tudo que você considera perfeito.

Atenciosamente.

Peter Paiva

Que você alcance um melhor desempenho a partir desta grande dica.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *