Se eu te disser que as frutas são uma das melhores matérias-primas no mundo dos cosméticos para a pele você acredita? Você já deve ter visto em rótulos de embalagens para shampoos, cremes e hidratantes que algumas das propriedades são frutíferas, afinal tudo que é natural acaba sendo melhor e mais vantajoso em resultados, deixando nossa pele mais hidratada, brilhosa e lisa.

 

Aqui no armazém eu sempre prego essa questão do mundo verde, de utilizar nas produções aquilo que a Terra nos provê, as frutas são o exemplo máximo disso. Seus óleos e extratos vão dos cosméticos até essências, mostrando o quão versátil essas matérias-primas podem ser.

 

E no blog de hoje quero falar um pouco para você sobre cada tipo de fruta, quais são o poder e os benefícios para a pele, que tipo de propriedades elas possuem e quais produtos podem ser feitos a partir delas.

Aqui vão alguns poucos exemplos dos extratos que existem.

 

Maçã

Podemos começar com um dos extratos mais tradicionais, o de maçã. Rico em vitamina C, serve como antioxidante, ideal para peles mistas, seborreicas, oleosas e acneicas. O extrato de maçã é um excelente produto para adstringente, antisséptico, hidratante e remineralizante.

 

Cacau

Agora uma opção bem docinha que temos é o cacau, não vai achando que é só chocolate que se faz, essa fruta entrega muito mais além de sabor para nós. O cacau é um poderoso antioxidante, sendo ótimo contra os radicais livres, além de ter propriedades hidratantes e cicatrizantes, que melhoram a circulação sanguínea de nossa pele.

 

Gosto muito dessa fruta pois ela é muito completa em vários sentidos, sendo usada em tratamentos, como o de celulite, varizes e olheiras ou sendo utilizada para a fabricação de produtos, como shampoos para cabelos secos, manteigas corporais, cremes hidratante, condicionadores, protetor solar, manteiga labial e sabonetes. Como disse, uma matéria-prima completa e muito eficiente em suas funções.

 

Maracujá 

Essa já é aquela fruta tradicional que todo mundo sempre recomenda, está se sentindo meio ansiosa e inquieta minha tia? Toma uma maracujina para acalmar os nervos. Isso porque em suas propriedades o maracujá possui passiflora, que é um calmante extraído da folha de sua planta, por isso é tão utilizado para a diminuição da ansiedade e nervosismo.

Na pele ele atua como um antioxidante, devido sua alta predominância de ômega 6, sendo ainda um agente emoliente. Outros benefícios que o Maracujá traz são a hidratação, a suavização e refresca a pele.

 

Limão

Esse eu recomendo muito para quem tem pele oleosa, o extrato de limão é rico em vitamina C, A e B. O limão tem uma excelente ação antioleosidade em suas propriedades, conseguindo diminuir a oleosidade que aparece em nossa pele em climas quentes.

 

Outros pontos para falar é que também é um ótimo adstringente, desodorizante e bacteriostática. Usado em vários produtos, como sabonetes em barra e líquidos, pastas esfoliantes, máscaras faciais, perfumes etc.

 

Eu podia continuar falando de várias e várias frutas que existem, pois cada uma delas possui alguma propriedade que ajuda no cuidado da nossa pele. Mas como bônus eu vou deixar aqui uma relação com todos os extratos frutíferos que mais uso:

 

 

 

 

Então se você quiser mais conteúdo sobre o poder das frutas para a pele, comenta aí embaixo que em breve eu trago uma segunda parte dessa nossa conversa.

 

Espero que você tenha gostado e se informado sobre todos os benefícios que algumas frutas trazem e utilize essa informação em sua vida e nas suas produções.

 

Até o próximo blog.

 

Beijuuu

 

Peter Paiva.

Hoje você vai aprender a fazer essa barra de sabonete de frutas vermelhas que tem o formato de picolé e você pode fazer ela no sabor que você desejar, quem sabe montar uma exposição de sorvetes de todos os sabores??

O bom do inusitado é que ele agrada demais! Sabe aquela pergunta que sempre a gente ouve: “é de verdade?” Então isso já prova que estamos no caminho correto! E para a receita dessa semana escolhemos o morango com frutas vermelhas para deixar todo mundo com desejo desse banho com um perfume delicioso, com a hidratação na medida certa para a sua pele e com a textura que todo mundo se surpreende! Afinal quem aí já se cansou de sabonetes duros e comuns??? Bora aprender mais essa receita?

Material necessário:
1,250kg de base glicerinada branca
1 colher (sopa) de óleo de coco babaçu
100 ml de extrato glicerinado de morango
200 ml de lauril líquido
80 ml de essência (sugestão: 50% Morango Silvestre e 50% Framboesa)
Pigmento para cosmético

Material de apoio:
Fogão elétrico
Faca de inox
Panela esmaltada
Espátula de silicone
Becker medidor de 150ml
Fuet
Bacia plastica 
Forma  Madeira Capuccino- 1,25Kg
Plástico

Modo de fazer a barra de sabonete picolé de frutas vermelhas:
Em uma panela esmaltada corte a base glicerinada e leve a fonte de calor. Com a base em estado líquido retire da fonte de calor e reserve-a até que você consiga colocar a mão na panela. Quando a temperatura baixa adicione a essência, o lauril e o extrato, mexa bem. Em uma bacia acrescente 1/3 da base, em seguida acrescente pigmento para cosmético até chegar no tom de biscoito. Bata para que sua base fique cremosa.
Quando sua base estiver cremosa ela estará ao ponto para colocar na forma.
Em uma forma da sua preferência, forre-a com um plástico e despeje sua mistura já no ponto. Em seguida repita o processo, só que agora deixando a base branca. Quando sua mistura estiver no ponto despeje na forma. Para finalizar repita o mesmo processo deixando a base levemente rosa, despeje na forma quando estiver no ponto. Posicione os palitos e coloque as frutas (pré-produção) em cima. Finalize com uma calda.

Corte sua barra com 3,5 cm e embale.

 

Hoje escrever esse blog me traz muito orgulho, principalmente porque há quase 23 anos atrás, quando eu comecei a ideia da saboaria artesanal criativa e de todo esse mundo supercolorido dos sabonetes, a gente tinha pouquíssimas possibilidades e era só mato, como eu sempre brinco dizendo, não havia nada. Isso quer dizer que tinha um mundo pela frente para a gente conseguir realmente desbravar.

Então é com imenso prazer que eu falo sobre o mercado da saboaria artesanal.

O INÍCIO DE TUDO

Quando a gente fala sobre o mercado, nós iremos pensar em como ele está se movimentando hoje, mas podemos pensar também em como ele conseguiu ganhar todo esse movimento.

Eu não poderia mentir aqui e dizer para vocês que logo de cara as pessoas acharam os sabonetes super úteis (por mais que eu entendesse sobre sabonete + banho = super útil).

As pessoas viam os sabonetes coloridos pela TV, que foi onde comecei tudo isso, e se atraíam. Ainda não tinha as redes sociais nesse movimento que tem hoje, era o início de tudo a 23 anos atrás. Mas mesmo sem conhecer direito, as pessoas viam as cores, depois as frutas e começaram a se encantar, querendo ter aquilo para si.

Depois de alguns anos, e não poucos, eu consegui provar para as pessoas a utilização desses produtos, então posso te dizer que no começo o mercado era muito mais impulsivo, mas não era útil. As pessoas compravam, porque elas achavam muito legal e moderno, mas elas não achavam aquilo pertinente ao banho, elas tinham muita dó de usá-los.

Não que hoje algumas pessoas ainda não tenham, mas a não utilização de um produto enfraquece toda a sua ideia.

Lembrando também que para ativar o mercado é muito importante que tenha a recompra. Eu me atraio, eu compro, eu provo, eu gosto, eu recompro, ok? Então a gente tem que pensar que a ativação do mercado é cíclica, que precisa ter começo, meio, fim e aprovação, assim a pessoa comprará novamente.

A REVOLUÇÃO DA SABOARIA

Então falando sobre o mercado da saboaria, foi uma grande revolução podemos dizer assim, o sabonete já existia, as pessoas usavam das indústrias e pagavam cerca de 70-80 centavos na época, sendo muito mais difícil vender uma barra de sabonete a 8, 10 ou 12 reais, mas eu consegui provar o contrário.

Essa revolução que eu digo é vir outros tipos, outras camadas, outros estilos de produtos e outras experiências que as pessoas quisessem provar. Hoje nós encontramos nas farmácias sabonetes industrializados a partir de 3, 7, 12 chegando até a 14 reais que são bem diferentes do conceito e da qualidade que um sabonete glicerinado artesanal tem.

O MERCADO COMO UM TODO

Agora vamos falar um pouco sobre números, é legal entender números porque dá força para a gente, né? Dá mais base e é muito importante para tudo o que a gente vai comparar, isso fortalece nossa mente, trazendo mais segurança. Então bora lá falar sobre números!

Dados do Sebrae comprovam que só no Brasil os ganhos do mercado artesanal giram em torno dos 28 bilhões anuais, fazendo com que cerca de 8 milhões de pessoas tenham empregos. A saboaria se encontra nesse meio, sendo um dos produtos que mais vendem, por ser popular e com mais demanda entre o público.

Além de que nosso país é um dos que mais consome cosméticos higiênicos. Quem comprova isso é a Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que registrou um aumento de mais de 90% em seu volume de vendas em produtos desse segmento.

Vale ressaltar outro ponto que vem favorecendo o crescimento do mercado da saboaria: a conscientização com o meio-ambiente! Encontramos vários artesãos e clientes que preferem o natural, não utilizando matérias-primas sintéticas, preferindo os benefícios que produtos naturais/veganos trazem em suas propriedades.

O FUTURO DA SABOARIA

E aí falando um pouco sobre o que eu vejo daqui para frente do ponto que nós estamos, em relação à venda dos sabonetes, a evolução dele e o que eu espero desse mercado.

Sou muito esperançoso, eu amo muito esse mercado, como já avaliamos nesse blog, estamos falando de um produto que é utilizado sempre, no caso no banho, e se unirmos isso a tendências conseguiremos estar sempre evoluindo.

Principalmente porque as pessoas deixaram de acreditar que só o sabonete duro era o sabonete bom e entenderam que o sabonete macio é um sabonete delicioso. Entenderam que a gente pode sim fazer algo bem diferente e surpreender a todos.

Quando unimos qualidade com tudo que acreditamos, nossos estudos, confiança na matéria-prima (que faz muita diferença), mente aberta em relação a qualquer tema que possa chegar, temos aí um mundo pela frente

Hoje eu intendo que o uso das cores ajuda muito a conquistar os nossos clientes, e é muito interessante porque nós podemos falar de tons nudes de coleções em tons claros, terrosos, vibrantes ou contrastantes. Para todos eles existem um público ansioso por um banho incrível, por um cosmético diferenciado. Então eu digo para você que o mercado atual é um mercado esperançoso, cheio de vontade de ser surpreendido.

E é muito importante que a gente entenda que essa responsabilidade está nas nossas mãos, isso faz com que a gente se capacite mais, busque mais soluções e principalmente se conecte com cada estilo de público e consiga atender e surpreender sempre.

Então esse foi mais um blog post, mais uma conversa minha aqui com você. Espero que tenha sido útil, que tenha aberto a sua mente em relação ao que você pode fazer e entregar para as pessoas a sua volta.

Muito obrigado e até o próximo post.

Beijuuu!

Definitivamente uma delícia de sabonete! Essa barra não deixa dúvidas de que esse banho vai ser totalmente diferenciado, começando pela textura dela que já prova a hidratação que a pele vai receber, mas daí vem o plus maior ou cereja do bolo que é o aroma que ela tem! Bom só de você publicar uma foto desse produto o povo já vai ficar super curioso, quando ler as propriedades com certeza vão ficar ansiosos para receber uma fatia.

Saia do comum e descubra o lado surpreendente da saboaria criativa.

Toda semana uma receita nova para você colecionar e conhecer mais sobre o mundo fascinante dos produtos criativos para corpo e casa que geram hoje tanto bem estar a todos e ainda por cima pode ser uma super opção para uma renda extra.

Material necessário:
250g base transparente
20ml de essência de Pêssego Candy
30ml de lauril líquido
10ml extrato glicerinado de Amêndoas
Corante para cosmético amarelo e laranja

 

700g base branca
1 colher (sopa) de óleo de coco babaçu
70ml de essência Pêssego Candy
60ml de lauril líquido
50ml de extrato glicerinado de Amêndoas
Pigmento para cosmético biscoito

 

Material de apoio:
Fogão elétrico
Faca de inox
Panela esmaltada
Espátula de silicone
Becker medidor de 150ml
Bacia plástica
Fuet
Aro modelador de inox 17 cm de diâmetro X 8 cm altura.
Plástico strech 18cm
Fita adesiva
Palito
Pré-produções de pêssegos

 

Modo de fazer:
Em uma panela esmaltada corte a base glicerinada transparente e leve a fonte de calor. Com a base em estado líquido retire da fonte de calor. Em seguida reserve-a até que você consiga colocar a mão na lateral da panela. Quando a base estiver com a temperatura mais baixa acrescente o lauril, o extrato e a essência, mexa bem para dissolver os ingredientes e reserve-a.

Em outra panela esmaltada corte a base glicerinada branca e leve a fonte de calor. Com a base em estado líquido retire da fonte de calor, acrescente óleo de coco babaçu e mexa bem. Em seguida reserve-a até que você consiga colocar a mão na lateral da panela. Neste tempo tampe o fundo do seu aro com o plástico strech bem esticado e vede as laterais com a fita adesiva para não vasar seu sabonete na hora da montagem, reserve o aro preparado. Quando a temperatura da sua base estiver um pouco baixa adicione a essência, o extrato, o lauril e mexa bem.

Agora pegue sua produção de pêssegos e com a ajuda de uma faca tire as bordas retas do fundo do sabonete e finalize passando um pano úmido para que eles fiquem com um acabamento arredondado trazendo um aspecto mais realista da fruta. Corte algumas lascas como o pêssego em calda e os posicione no aro. Adicione algumas gotas do corante amarelo e laranja na base transparente e despeje no aro.

Agora na bacia adicione metade da base glicerinada branca e bata um pouco com o fuet, mexe bem para o ar encorpar na base. Siga mexendo, mas antes de despejar no aro, certifique-se que a base transparente esteja num ponto mais gelatinosa. Quando a branca chega no ponto parecido a um mingau despeje no aro cuidadosamente fazendo uma cascata com a espátula. Dê leves furadinhas por toda superfície para garantir que as camadas não irão desgrudar no banho. Agora despeje o restante da base que sobrou na panela. Coloque algumas gotas do pigmento biscoito e bata com o fuet. Repita o mesmo processo anterior e quando despejar, fure novamente, porém somente até a camada branca. Espere esfriar e desenforme.

Seu sabonete de flan de pêssego está pronto!!

Dica de acabamento: com um pano limpo e úmido, passe sobre a borda do seu sabonete para deixá-las arredondadas.

Sempre que montamos uma coleção de sabonetes/velas de frutas e levamos para uma feira ou mesmo as exibimos por fotos, vídeos e lives nas nossas redes sociais a reação das pessoas é sempre a mesma: “Uau, meu Deus que coisa maravilhosa!” ou “Não, espera, mas isso aí é de sabonete mesmo? Não é possível!!”. Todo mundo fica sempre impressionado com a semelhança que o produto tem com a fruta de verdade. Então eu te convido para explorar…

A MAGIA DAS FRUTAS

Posso até contar um caso que exemplifica isso: Teve uma vez que a nossa queridíssima Tiane Fontaine, gerente da loja de Campinas e expert em pintura de frutas, postou a foto de um sabonete em formato de ameixa e recebeu algumas mensagens, “revoltadas” dizendo que ela comprou a fruta na feira e postou na rede social!

É justamente esse tipo de reação que um produto perfeito deve causar, uma fruta em sabonete ou vela para causar esse impacto deve ser REALISTA, mais próxima possível ao original, em tamanho, cores, formato, textura e cheiro. É essa semelhança que encanta e atrai as pessoas, fazendo com que as coleções de frutas em sabonetes ou velas sejam sempre um sucesso tornando assim as campeãs de vendas.

Ok, mas aí você me pergunta, “Peter, e como eu faço para conseguir esse efeito incrível de realismo também aqui nos meus produtos?” Calma, que eu vou te ajudar. Existem algumas formas de você chegar ao resultado perfeito, mas antes de mais nada é importante que em todas as fases do processo de produção você olhe para a fruta como referência, para sempre se aproximar ao máximo do real, observando se a cor que está atingindo se iguala ao da original, se o acabamento e textura estão atingindo a mesma perfeição.

COMO FAZER

Vamos começar do início, o formato, uma das dicas que eu dou é fazer a sua própria forma, a partir da fruta real. No meu canal do Youtube tem diversos vídeos ensinando a técnica que é bem fácil, assim você chega em um resultado perfeito em relação à esse primeiro item.

O segundo passo é escolher a cor da base da fruta, nesta fase, escolha sempre a cor mais clara que a superfície da fruta apresenta, e use aquela cor na base do seu sabonete/vela, assim ao acrescentar as demais cores, sempre trabalhará a sobreposição de cor.

Mais uma dica valiosa quando falamos em pintura de frutas é a escolha dos pincéis para o trabalho, pode parecer um mero detalhe, mas o formato e quantidade de cerdas de cada pincel faz toda a diferença na hora de se atingir um resultado de realismo no seu produto.

Dica: Na nossa loja virtual www.lojapeterpaiva.com.br/ temos disponível um kit com os pincéis perfeitos para a pintura de frutas.

Cada fruta tem uma técnica de pintura diferente, mas existe uma máxima que vale para todas que é: Cuidado com a quantidade de tinta, é sempre melhor começar colocando menos quantidade e ir aumentando gradualmente para não comprometer a sua pintura.

E nunca se esqueça de finalizar a sua pintura com o acabamento que a fruta pede, algumas finalizamos esfumando a pintura com um pincel seco, em outras damos um banho de brilho e ainda para outras conseguimos dar o aspecto aveludado, passando amido de milho na fase do acabamento, como é o caso do pêssego por exemplo, que de tão perfeito fica difícil de dizer qual é a fruta modelo e qual é o sabonete.

DICA BÔNUS

Ahhh e antes que eu esqueça, uma dica que nos ajuda muito para garantir esse aspecto realista às frutas é fazer pequenos machucados ou imperfeições na superfície da fruta, afinal as frutas reais sempre têm alguma imperfeição, por menor que seja, mas que dão vida para a fruta, seja uma marquinha ou uma cor entre o verde e o maduro o amadurecimento.

Ufaaa, é dica que não acaba mais né? Quer aprender tudo sobre isso, com passo a passo e receitas incríveis? No nosso perfil do Instagram postamos uma série de conteúdo que vale como um curso gratuito incrível de pintura de frutas. Lá, a Tiane e eu ensinamos todas essas técnicas acima e muitas outras na prática, para que você aprenda a surpreender e arrasar na sua produção de frutas também.

Então corre lá e coloca em prática tudo isso que falamos aqui, tenho certeza que depois de aprender você também vai virar um apaixonado por essas maravilhas que dão vontade de comer.
Beijuuuuu

Material necessário:
700ml de Álcool de cereais
200ml de Essência (sugestão: 50%Flor de Hibisco 30% Bordeaux e 20% Peter Sultan)
100ml de Água mineral
Pedras para decorar
Vidro Ambience 250ml G28
Tampa Laminada rosca G28
Varetas de fibra branca (10 unidades de 25cm para cada frasco)

Material de apoio:
Becker medidor de 1000ML
Espátula de silicone ou colher de inox

Modo de fazer:
No becker adicione primeiro o álcool, em seguida a essência e misture bem para diluir e também “abrir” a essência. Em seguida acrescente a água, misture bem. No frasco escolhido coloque as pedras e fracione a mistura. Para obter mais qualidade no seu aromatizador, você pode fazer o processo de maceração pós-produção.

Processo curto:
Coloque a mistura do becker em um frasco transparente feche-o e deixe por mais 18 horas no escuro e dentro do armário. Passado esse período retire-o do armário e deixe-o aberto, em luz e temperatura ambiente por 6 horas. Repita esse processo por mais três vezes.

Processo longo:
Coloque a mistura do becker em um frasco transparente, coloque dentro de um saquinho para evitar de passar cheiro para os alimentos e leve ao congelador durante 3 dias. Após esse período tire do saco, abra o frasco e deixe-o com luz e temperatura ambiente por 1 dia. Repita esse processo por mais três vezes (3 dias dentro do congelador e 1 dia em temperatura ambiente).

Seu difusor de aromas estará macerado!!

Você já ouviu falar do poder da Rosa Mosqueta e de todos os benefícios que ela pode trazer? Não? Essa é uma das plantas mais glamurosas que existem, te garanto isso devido ao seu extrato, que é um dos mais completos de todos os cosméticos.

 

Então bora comigo que vou te contar um pouco mais sobre essa matéria-prima incrível!!

 

A Rosa Mosqueta é uma planta originária do oriente que foi difundida nos países ocidentais pelos gregos. Sua chegada na América Sul se dá a partir da colonização espanhola e atualmente essa roseira cresce espontaneamente na região andina do Chile.

 

Além de sua beleza silvestre e exuberante que a torna uma das plantas ornamentais mais utilizadas em decorações, estudos destacam sua funcionalidade medicinal desde os tempos mais remotos no tratamento de feridas e regeneração dos tecidos.

 

Estudando um pouco mais a fundo, entendi o porquê da rosa mosqueta, (também conhecida pelos nomes: rosa selvagem, rosa silvestre, rosa canina e rosa primitiva) ser tão admirada, já que suas propriedades possuem funções terapêuticas anti-inflamatórias, cicatrizantes, antibacteriana e reconstrutora de tecidos.

 

O óleo extraído de sua semente, por prensagem a frio, é rico em ácidos graxos poli-insaturados como o linoleico e o alfa linoleico, além de ácidos graxos saturados, como ácido esteárico, oleico, palmítico entre outros. Os ácidos graxos são necessários para manutenção da integridade da pele e estrutura das membranas celulares.

 

E como se ainda não bastasse você sabia que o óleo de rosa mosqueta age na atenuação das rugas e marcas de expressão? Isso graças a presença de diversos minerais e Vitamina A em sua composição.

 

O óleo vegetal de Rosa Mosqueta pode ser usado diretamente na pele ou em soluções como cremes, emulsões, óleos, sabonetes, luva de silicone, sérum facial entre outras possibilidades.

 

 

Então, minha senhora, além de ser uma ótima solução para a pele, é perfeito para a sua produção de produtos artesanais, sendo uma ótima pedida para seu repertório. Porque fala sério, quem não iria comprar um óleo com todas essas capacidades curativas e terapêuticas?

 

 

Agora que você conhece esse poderoso aliado para a produção de cosméticos criativos, você pode arrasar em suas vendas e deixar sua pele linda e saudável da melhor forma possível.

 

Até o próximo blog.

 

Beijuuu!

Você sabia que além do blueberry ser um ótimo alimento para o nosso corpo ele tem uma função incrível para nossa pele. Ele é um dos extratos com mais antioxidante que existe, sabe o que isso quer dizer? Que ele retarda o envelhecimento da pele.

Vamos saber mais sobre extrato incrível? E não estou falando sobre passar a fruta no corpo, mas sim o extrato que é a mais do que a polpa é o concentrado das propriedades.

Nós vamos falar sobre o blueberry, só que dessa vez sobre o extrato em pó, que é 100% natural e mantém todas as propriedades da fruta. Bora lá que vou te contar um pouquinho mais sobre ele.

Sendo originário da Europa e do norte da Ásia, suas propriedades medicinais são conhecidas desde a Idade Média, época em que era denominada como vaccinia ou mora agrestis. A palavra Vaccinium foi criada provavelmente por Virgílio e derivaria de vaca, já que estes animais têm especial predileção por elas. Entretanto o termo myrtillus se refere à forma similar ao mirto que apresenta seus frutos, os quais eram muito apreciados do ponto de vista alimentício.

Já comentei em outros blogs sobre algumas matérias-primas que eram excelentes antioxidantes, mas o extrato em pó de blueberry consegue superar todas elas, sendo considero como o “rei dos antioxidantes”. Isso devido ao seu alto nível de nutrientes que combatem os radicais livres.

Então para começarmos a falar das vantagens desse item, podemos começar com o fato dele retardar o envelhecimento. Devido ao desgaste do dia a dia, e dos anos, é totalmente normal a pele se desgastar, então rugas, flacidez, varizes e pele seca são comuns.

Porém eu tenho o pensamento que podemos envelhecer e manter a nossa beleza, seja com uma boa limpeza de pele ou produtos especializados para isso, que é o caso do mirtilo. O alto nível de antioxidantes (13.427), vitaminas A e C ajudam a neutralizar essas marcas da idade, evitando e diminuindo os danos a pele, fortalecendo vasos sanguíneos e curando tubos capilares quebrados. Ou seja, o extrato pode ser utilizado contra a queda de cabelo.  Então minha tia, se você está preocupada com a idade chegando, recomendo fortemente o uso desse extrato.

Seguindo, o mirtilo é ótimo para quem sofre com acne, cravos e espinhas, podendo deixar a pele sem mancha alguma. Isso devido ao ácido salicílico que existe em suas propriedades, esse ácido é o que é utilizado em produtos antiacne. Ele tem o poder de remoção da pele morta, atua contra bactérias e abre poros entupidos, deixando a pele livre.

Ou seja, só com o extrato de blueberry você mantém sua pele nova e sem impurezas, só com essa única matéria-prima você já vai economizar mais do que comprar vários produtos para esses mesmos problemas. E não pense que acabou, temos mais coisas ainda.

Se você sofre com manchas, vermelhidão e pele sensível, adivinha só, o mirtilo resolve seu problema. Cremes a base do extrato ajudam na hidratação e cuidado profundo para peles delicadas, podendo diminuir a vermelhidão e removendo as manchas. Fora a proteção contra a radiação solar que você ganha, evitando que esse problema retorne.

Outra coisa importante que quero pontuar é o fortalecimento das fibras, já que o mirtilo é rico nisso, deixando a pele mais forte e saudável. A fibra expulsa levedura e fungos como excreções, evitando assim o risco de ser excretado por outros meios, que podem resultar em acnes.

Enfim, você terá um produto que sozinho consegue resolver vários problemas, por isso o nome de “rei dos antioxidantes”, sendo notável o quão poderosa é essa matéria-prima. Que aliás você artesã pode utilizar para diversas produções, como sabonetes, shampoos, condicionadores, cremes hidratantes, loções corporais, máscaras faciais, máscaras com argila entre outros. Variedade de produtos para o seu plantel não irão faltar.

Espero que tenha aproveitado a leitura e que utilize o extrato em pó de blueberry para deixar sua pele sempre linda e vívida.

Até o próximo blog.

Beijuuu!

Peter Paiva

Minha senhora, deixa eu te contar uma curiosidade que eu tenho certeza de que você não sabia. Durante a produção de nossas coleções nós sempre estudamos e fazemos muita pesquisa, afinal o objetivo é sempre entregar o melhor e mais perfeito possível.

 

E para nossa última coleção de 2022 não foi diferente, como utilizamos a cor de 2023 como base, no caso o magenta, pesquisamos a respeito dessa tendência e encontramos uma coisa superinteressante, que até cheguei a comentar no blog passado, mas senti que esse assunto merecia um texto próprio falando da referência dessa cor e a origem do corante usado em muitos produtos. Estou falando sobre a Cochonilha.

 

A Cochonilha (Dactylopius Coccus) é um inseto de origem mexicana, utilizado para a criação do corante natural vermelho carmim, um dos com mais alta demanda de todo o mercado, sendo requisitado por vários tipos de indústrias além da cosmética, como por exemplo a alimentícia, usado na composição de biscoitos, frutas vermelhas, sorvetes etc. E a farmacêutica, na preparação de alguns comprimidos.

 

Interessante, não é? Muitas pessoas acreditam que as cores dos produtos são feitas de forma industrializada, e até são, mas boa parte é criada a partir de matéria-prima natural. Alguns até preferem desse jeito, por ser algo que o planeta está oferecendo, não criando muitos riscos a saúde.

 

E não vá pensando que a utilização da Cochonilha é algo novo, pois não é. Desde a o século 15 esse corante é usado para colorir produções, onde imperadores espanhóis as importavam para tingir suas roupas e móveis de alto padrão.

 

Naquela época por ser uma matéria-prima de luxo, obviamente era muito visada. A o caso em que piratas ingleses conseguiram roubar cerca de 27 toneladas do corante de um navio espanhol. Quando o negócio é de qualidade todo mundo quer para si.

 

Falando sobre a produção em si, para a extração do corante a duas formas, a primeira é onde os insetos são esmagados e o material é extraído com amônia. A segunda é partir da desidratação, que após esse processo o corante ácido é tirado.

 

Eu até tinha achado meio cruel a forma que é feita essa extração e vi que a uma polêmica em volta disso, onde grupos veganos são contra a matança dessas criaturas, e por serem utilizados em alimentos.

 

Porém, em minhas pesquisas descobri que a Cochonilha pode danificar, e matar, seus hospedeiros, no caso os cactos de pera espinhosa, onde se alimentam dos nutrientes da planta. Essa alimentação acaba drenando todos os seus recursos e isso pode fazer com que esses insetos se espalhem para outros cactos, começando a se tornar uma praga.

 

A extração de corante consegue amenizar os danos que esses bichinhos fazem no meio-ambiente, evitando a mortalidade dos cactos. O fato de toda a produção ser em estufas também acaba sendo uma boa prática agrícola, oferecendo controle e qualidade.

 

E falando em qualidade, quero ressaltar o quanto esse tipo de corante é ótimo, sendo um dos melhores do mundo natural. Para mim que trabalha com cores a todo o momento ela é perfeita, porque a estabilidade ao calor e à luz oferecida é excelente, onde consigo ter variadas tonalidades, conseguindo aplicar para o rosa, vermelho, laranja e até mesmo alfazema.

 

Superinteressante, não é? Então agora vou te falar o que você pode fazer, da uma pesquisada no Google para ver realmente esses bichinhos e entender melhor o processo de extração da cor.

 

Eai, você não esperava que um pequeno inseto poderia oferecer tanto para nossas produções não é mesmo? Em nosso planeta há uma variedade enorme de seres e plantas que podem nos propor muita coisa boa. Então se você gosta de uma cor forte e chamativa, ir atrás desse corante vai ser uma boa hein. E que tal aos poucos a gente ir descobrindo como é feito cada cor?

 

Até o próximo blog.

Beijuuu!

Peter Paiva

 

Material necessário:
1kg de Base Glicerinada Branca
1 colher de sopa de manteiga de Ucuúba
80ml de extrato glicerinado de Morango
80ml de essência (sugestão: 50%Flor de hibisco 30% Bordeaux e 20% Peter Sultan)
150ml de lauril líquido
Corante para cosméticos rosa

Material de apoio:
Fogão elétrico
Faca de inox
Panela esmaltada
Espátula de silicone
Becker medidor de 150ml
Bacia plástica
Fuet
Forma Vinil Retangular Funda – 1 Kg
Pano úmido

Modo de fazer:
Em um a panela esmaltada corte a base glicerinada e adicione 1 colher (sopa) de manteiga de ucuúba e leve a fonte de calor. Com a base em estado líquido retire da fonte de calor e reserve-a até que você consiga colocar a mão na panela. Quando a temperatura baixa adicione a essência, o lauril e o extrato de morango, mexa bem e reserve-o.
Em uma bacia adicione 2 colheres de argila e 2 colheres de extrato em pó de blueberry junto com um pouco da base reservada acima, mexa bem para dissolver a argila e o extrato, em seguida adicione o restante da base. Para chegar o tom desejado, acrescente corante para cosmético rosa.
Com a base ainda na bacia, bata com o fuet para esfriar sua base e em seguida coloque mais 2 colheres de sopa de extrato em pó de blueberry e mexa cuidadosamente para não dissolver totalmente, assim o extrato vai aparecer ao cortar sua barra. Quando sua base estiver cremosa ela estará ao ponto para colocar na forma.
Em uma forma da sua preferência despeje sua mistura já no ponto. Para finalizar polvilhe um pouco de extrato em cima da barra. Esse extrato vai derreter e vai ficar com aspecto de calda.

Corte sua barra com 2,5 cm e embale.