Shampoo Sólido

A receita que vocês tanto estavam esperando ficou pronta! A do Shampoo Sólido!
Os ingredientes de uma receita podem ser calculados tanto em percentual como em gramas.

Para calcular é fácil, a receita por completa é feita com 100% dos produtos e para tirar o percentual de cada produto basta fazer o total da receita x (vezes) a porcentagem do produto.

Por exemplo: Nessa receita sugerimos uma uma quantidade total de 500g, então: Basta fazer 500g x(vezes) 7% de Óleo de Coco de Palmiste, que nesse caso resulta em 35g.

É importante, no mundo da saboaria, saber fazer essa transformação de percentual em gramas, mas, de qualquer forma, colocamos os ingredientes nos dois formatos para você ok? Bora lá?

Material 1ª Fase:

10% de Manteiga de Karité
5% de Óleo de Coco de Palmiste
2% de Cera de Carnaúba

Material 2ª Fase:

58% Isetionato de Sódio

Material 3ª Fase:

6% de Extrato Glicerinado de Avelã
2% de Lactato de Sódio
1% de Glicerina bi-destilada
1% de Nipaguard

Material 4ª Fase:

2% Óleo de Semente de Uva
10% de Extrato em Pó de Pitaya
3% de Essência

Material para uma receita de 500g:

Material 1ª Fase:

50g de Manteiga de Karité
10g de Cera de Carnaúba
25g de Óleo de Coco de Palmiste

Material 2ª Fase:

290g Isetionato de Sódio

Material 3ª Fase:

5g de Glicerina bi-destilada
5g de Nipaguard
10g de Lactato de Sódio
30g de Extrato Glicerinado de Avelã

Material 4ª Fase:

10g de Óleo de Semente de Uva
50g de Extrato em Pó de Pitaya
15g de Essência

Apoio:

Balança
Panela Esmaltada
Fogão Elétrico
Espátula de Silicone
Bowl
Forma de Silicone

Modo de fazer:

Para a pré-produção, com o auxílio da balança zerada (tarada) meça todos os produtos de cada fase separadamente em um bowl e reserve.

Em uma panela esmaltada coloque o material da 1ª fase e leve à fonte de calor, assim que estiver em estado líquido desligue o fogão elétrico, mas pode manter a panela ainda no fogão.

Adicione a 2ª fase calmamente na panela e misture, perceba que essa mistura fica heterogênea. Como o Isetionato de Sódio está em temperatura ambiente logo ele vai esfriar, por esse motivo ligue o fogão só para dar uma pequena aquecida na mistura.

Para a mistura ficar mais homogênea, adicione os líquidos da 3ª fase, você vai reparar que nessa etapa o produto já está na consistência pastosa, não pare de mexer, caso esfrie pode ligar o fogão por cerca 2 à 3 minutos.

Agora vamos para a 4ª fase e última, dissolva o extrato em pó no óleo de semente de uva e essência, ele possui grande facilidade em dissolver em óleos. O extrato usado por possuir cor, também vai ter ação de corante. Adicione essa mistura na panela com o restante do material e mexa bem. Quando já estiver misturado, preencha a forma selecionada, espere esfriar e endurecer, caso queira acelerar o processo pode colocar no congelador e está pronto seu shampoo sólido.

Confere nossa live onde ensinamos essa receita:
https://www.instagram.com/p/CHJAVAiD0eM/

 

Condicionador Sólido

Material:

80% de Base Condicionador Sólido
8% de Manteiga Vegetal
4% de Óleo de Coco ou (Babaçu / Palmiste)
4% de Óleo Vegetal
2% de Extrato em pó (pode ser trocado por mais 2% de Óleo Vegetal)
2% de Essência

Apoio:

Panela Esmaltada
Fogão Elétrico
Becker / Medidor de líquidos
Espátula de Silicone
Termômetro Digital
Mixer

Modo de Fazer:

Em uma panela esmaltada coloque a Base Condicionador Sólido e leve à fonte de calor. assim que estiver em estado líquido retire da fonte de calor. Com a ajuda da espátula misture a base, limpe as bordas espere abaixar um pouco a temperatura para adicionar a manteiga e o óleo de coco, assim que derreter tampe e reserve. Em um Becker misture os óleos vegetais, o extrato e a essência até ficar homogêneo. Lembre-se de adicionar a mistura do Becker na base derretida quando ela estiver abaixo dos 60°C.
Caso a mistura endureça um pouco durante o processo, volte a panela para a fonte de calor em baixa temperatura para dar uma leve aquecida e ela ficar em estado líquido novamente, não deixando passar dos 60°C.
Com todos os ingrediente bem misturados bata com o mixer no até engrossar um pouco, dando uma sensação de emulsificado e depois despeje na forma. Já está pronto seu condicionar sólido!

Materiais para fazer o sabonete líquido

200ml Base de Sabonete Líquido Transparente ou Perolado

800ml Água Mineral

20ml Essência de Banana

20ml Essência de Mamão

80ml Extrato Glicerinado de Gérmen de Trigo

Gotas de Corante Amarelo

Anfótero (O quanto baste)

Lauril (O quanto baste)

 

Material de Apoio

Becker

Espátula

Frasco

 

Modo de fazer

Em um becker coloque 200ml de base sabonete líquido transparente ou perolado e 800ml de água mineral, mexa bem com uma espátula para diluir. Após misturar bem coloque 20ml de essência de banana e 20 ml de essência de mamão, misture bem.

Agora coloque 80ml de extrato glicerinado de gérmen de trigo, misture e acrescente gotas de corante amarelo para pigmentar o seu sabonete líquido.

Para espessar comece adicionando aos poucos, pequenos goles do anfótero, mexendo bem até sentir que o sabonete está engrossando. Ao chegar numa textura mais espessa, adicione mais um gole até que essa quantidade de anfótero ultrapasse e afine novamente seu sabonete, para que assim, possamos corrigir com mais precisão com o lauril. Agora comece adicionando goles do lauril mexendo muito bem e vá observando se chegou na textura que você deseja. Tanto o anfótero quanto o lauril não têm quantidade certa. Após mexer bem, deixe a mistura descansar e quando as bolhas da manipulação desaparecerem você pode completar os frascos já higienizados e secos.

Receita 1 – Aromatizador de Ambientes 

MATERIAIS PARA FAZER O AROMATIZADOR (Rende 9 difusores de aromas de 60ml)
350ml de álcool
100ml de essência
50ml de água

Materiais de Apoio
Becker
Vasilha
Dosador
Espátula

Modo de fazer
No becker adicione o álcool e na sequência adicione a essência, misture bem em movimentos circulares por alguns minutos até diluir toda a essência no álcool. Logo em seguida adicione a água mineral e mexa bem. O processo é bem simples. Em seguida despeje o líquido no frasco e está pronto o seu aromatizador!!

 

Receita 2 – Cestos de Flores de Sabonete

MATERIAIS PARA FAZER O CESTO DE FLORES DE SABONETE (Rende 7 cestos de flores de sabonete)
1kg Base glicerinada branca
1 colher sopa de manteiga de cupuaçu
80ml de essência
60ml de extrato
100ml de lauril líquido
Corante vermelho

MATERIAL DE APOIO
Caneca esmaltada
Espátula
Fogão
Esfera de alumínio
Becker medidor

Modo de fazer

Pegue as esferas de alumínio nº6, feche-as e vede com a fita adesiva para que não vaze na próxima etapa, reserve.
Com a faca pique a base glicerinada branca em cubos, coloque na panela
esmaltada e leve à fonte de calor, quando estiver em estado líquido, retire do fogo.
Adicione a essência, o corante, a colher sopa de manteiga de cupuaçu e o e o lauril. Misture bem para que fique homogêneo e despeje nas esferas de alumínio que fechou anteriormente.
Assim que as esferas estiverem frias e rígidas, desenforme. Pegue as esferas e passe no fatiador de legumes, isto resultará em pétalas finas e de vários tamanhos.

Montagem

Para começar a montagem da rosa você irá enrolar as fatias de glicerina imaginando e modelando a partir do centro de uma rosa, para isso, comece modelando das menores para as maiores, montando uma rosa do modo tradicional, encaixando e modelando, pétala por pétala. Com o auxílio dos dedos modele a ponta das pétalas envergando-as por trás, dando movimento à sua peça, são aproximadamente 10 pétalas.
Em seguida posicione sobre o papel de seda, dentro da tina, vários botões até completar. Está pronta a sua tina de flores de sabonetes

 

Receita 3 – Barra de Sabonete

MATERIAIS PARA FAZER BARRA DE SABONETE (Rende 5 kits de sabonete na saboneteira de madeira)

500g de Base Glicerinada Transparente
30ml de essência
40ml de extrato
50ml de lauril líquido
Corante amarelo
Corante azul

MATERIAL DE APOIO
Caneca esmaltada
Espátula de silicone
Faca
Becker medidor
Fogão elétrico
Forma de acetato formato barra
Ralador Keita
Pallet de madeira
Plástico termo encolhível

Modo de fazer
Com a faca, pique em cubos a base glicerinada transparente, coloque na panela e leve à fonte de calor. Assim que estiver em estado líquido, tampe e retire da fonte de calor.
Quando a temperatura da base chegar ao ponto suportável ao toque da mão, aproximadamente 55°c, 50°c, adicione a essência, o extrato e o lauril líquido. Mexa bem até que tudo fique bem homogêneo e reserve.
Agora para fazer a parte da pré-produção, separe aproximadamente 100ml da base em um Becker de 150ml, coloque 1 gota do corante azul e algumas gotas do corante amarelo, faça um tom verde claro, mexa bem e despeje em um recipiente e reserve.
Quando esta base ficar pronta, passe-a no ralador Keita e faça fiozinhos de sabonete.
Pegue algumas esferas de sabonetes que sobraram da receita de Tina de Rosas e faça lâminas de sabonete para fazer novamente as rosas.
Agora, aqueça novamente a base que se encontrava na panela e a reserve.
Para a montagem da barra, pegue os fiozinhos de sabonete verde e os espalhe no fundo da forma, pegue as rosas de sabonete que você já preparou e comece posicionando até completar toda a barra.
Agora confira se a base da panela está na temperatura ideal, ou seja, morna, e complete a forma.
Assim que a barra estiver completamente fria e rígida desenforme-a e a posicione no pallet, finalize embalando com o plástico termo encolhível e dando o acabamento desejado.

 

Receita 4 – Kits de Sabonete no Pallet e Saboneteira de Madeira

MATERIAIS PARA FAZER KITS DE SABONETE NO PALLET E SABONETEIRA DE MADEIRA (Rende 6 kits de sabonetes no pallet)

1 kg de Base Glicerinada Transparente
50ml de essência
60ml de extrato glicólico
100ml de lauril líquido
Corante amarelo
Corante azul

MATERIAL DE APOIO
Caneca esmaltada
Faca
Espátula de silicone
Becker medidor
Fogão elétrico
Forma de acetato de folha
Pallet e saboneteira de madeira
Plástico termo encolhível
Fita adesiva
Fita de cetim
Etiquetas adesivas

Modo de fazer
Com a faca pique em cubos a base glicerinada transparente, coloque na panela e leve à fonte de calor. Assim que estiver em estado líquido, tampe e retire da fonte de calor.
Quando a temperatura da base chegar ao ponto suportável ao toque da mão, aproximadamente 55°c, 50°c, adicione a essência, o extrato e o lauril líquido. Mexa bem até que fique tudo bem homogêneo e reserve. Para fazer a cor verde, coloque algumas gotas do corante azul, e gotas à mais do corante amarelo. Você pode fazer nuances diferentes da cor verde se quiser.
Complete as formas de folhas, para acelerar o processo você pode levar as formas por alguns minutinhos para o freezer.
Com a produção de folhas terminada, coloque sobre sua bancada de trabalho os pallets e as saboneteiras de madeira e posicione as folhas dentro. Para a finalização embale-as com o plástico termo encolhível e dê o acabamento com a fita de cetim e as etiquetas adesivas.

 

Receita 5 – Barras de Sabonete Degradê 

MATERIAIS PARA FAZER BARRAS DE SABONETE DEGRADÊ (Rendimento: 2 Barras)

1kg de Base Glicerinada Branca
1 colher de sopa de manteiga de cupuaçu
60ml de extrato glicólico
60ml de essência
100ml de lauril líquido
Corante azul
Corante amarelo
Corante vermelho

 

MATERIAL DE APOIO
Caneca esmaltada
Fogão elétrico
Faca
Espátula de silicone
Becker medidor
Vareta fina ou palito de madeira
Forma de acetato
Pallet de madeira
Plástico termo encolhível
Fita adesiva
Fita de cetim
Etiquetas adesivas

Modo de fazer
Com a faca pique em cubos a base glicerinada branca, coloque na panela e leve à fonte de calor. Assim que estiver em estado líquido, tampe e retire da fonte de calor.
Neste momento adicione 1 colher de sopa da manteiga de cupuaçu para derreta com mais facilidade.
Quando a temperatura da base chegar ao ponto suportável ao toque da mão, aproximadamente 55°c, 50°c, adicione a essência, o extrato glicólico e o lauril líquido. Mexa bem até que fique tudo bem homogêneo e reserve.
Para esta técnica é importante que a base esteja à uma temperatura similar ao de banho de inverno, então, caso seja necessário aqueça-a mais um pouco e a mantenha sempre tampada.
Agora com a forma de acetato preparada na sua bancada, separe uma quantidade de base em um becker medidor de 150ml que será a primeira camada branca da sua barra degradê. A quantidade de base vai depender de quantas camadas você vai querer fazer, por exemplo 50, 60, 70ml, etc.
Mexa com uma colher pequena de inox está base até esfriar um pouco e despeje na forma. Agora pegue a mesma quantidade de base no becker e coloque 1 gota do corante vermelho, mexa bem e quando chegar a um ponto de mingau despeje com cuidado em cima da primeira camada que estava na forma. É importante de a primeira camada ainda esteja cremosa, e não totalmente rígida. Em seguida, com essas duas camadas cremosas uma sobre a outra, use uma vareta fina oi palitinho de madeira e vá furando a base para que as camadas se grudem ainda mais e não se quebrem no banho. Repita o mesmo processo até completar a forma e para cada camada aumente o tom da cor que você está fazendo, para que assim fique com o efeito degradê.
Quando a barra estiver fria e rígida, desenforme, coloque-a em cima do pallet de madeira, e para o acabamento, utilize o plástico termo encolhível e finalize com a fita de cetim e a etiqueta adesiva.
Esta receita rende duas barrinhas, então se você quiser, você pode fazer uma com o tom degradê rosado com corante vermelho, e uma com tons de verde.

 

MATERIAIS

500g base cristal
250g de base glicerinada branca
60 ml de essência (sugestão: 80% village home, 20% ylang ylang)
20ml de extrato de lavanda
40ml de lauril líquido

 

MATERIAIS DE APOIO

Becker
Espátula
Fouet
Bacia
Forma
Panela esmaltada
Colher de sopa

 

Modo de fazer
Para essa receita você deverá fazer como pré produção uma barra de pedra de ametista em um recipiente ou forma separada. Com esta base pronta comece cortando uma parte em vários cubinhos pequenos e reserve. Após isso, lapide também algumas lascas em pedaços maiores para serem as pontas da ametista.
Coloque para derreter as duas bases em panelas distintas 500g de base cristal e 250g de base branca. Após ambas derreterem, tampe suas respectivas panelas e retire da fonte de calor.
Após as bases atingirem uma temperatura suportável ao toque, tempere. Comece temperando a base branca.
Adicione 30ml de essência e 40ml de lauril, mexa bem e reserve.
Agora, adicione os 30ml de essência que restaram na base cristal, mexa bem e reserve.
Com a base branca já temperada com essência e lauril, pegue uma bacia pequena e coloque uma colher de sopa rasa de argila cinza e 20ml de extrato de lavanda, mexa até dissolver. Coloque metade da base branca e com a ajuda de um fouet bata um pouco até conseguir uma textura cremosa como de mingau e despeje na forma.
Despeje agora na bacia a outra metade da base que sobrou, coloque uma colher de café de mica prata, mexa bem somente com a espátula até ficar com uma textura cremosa como a parte cinza e despeje na forma em cima da camada cinza. (Obs: para as bases não se soltarem no banho, é preciso que a primeira camada que está na forma, não esteja rígida e sim com uma textura cremosa).
Agora com a ajuda da espátula unifique as duas, fazendo desenhos e afundando base prata na base cinza, a fim de ter um aspecto mais irregular visualmente como o de um cristal.
Feito isso você terá uma camada cinza e uma prata.
Coloque os cubinhos em cima da base prata.
Agora pegue a base cristal que estava reservada e reserve aproximadamente 50ml da base cristal em um becker e acrescente gotas de pigmento roxo e rosa para dar tom da ametista mais escuro. Após isso despeje essa base em cima da base prata e vá fazendo desenhos irregulares em cima dos cubinhos.
Agora pegue as lascas maiores e encaixe para fazer assim as pontas da ametista.
Em seguida pegue o restante da base cristal e complete a forma, deixando as pontas das lascas para fora, para fazer o efeito da pedra.
Após ficar fria e rígida, desenforme sua barra, corte como desejar e embale.

MATERIAIS

500g de base jelly
30 ml de maracujá doce
50 ml de Lauril
Corante azul, verde, laranja, amarelo e vermelho

MATERIAIS DE APOIO

Panela esmaltada
Becker
Faca
Espátula

Modo de fazer

Corte em cubos pequenos a base jelly e coloque na panela esmaltada para derreter. Quanto menor forem os cubos mais rápido derreterá. Após a base derreter, tampe a panela e retire da fonte de calor até baixar a temperatura.
Quando a temperatura da panela ficar suportável à palma da mão, aproximadamente 50°, 55° é a hora de acrescentar a essência e o lauril líquido, mexa até ficar homogêneo.
Agora em um Becker de 150ml separe uma quantidade da base e comece a fazer as cores dos ursinhos com os corantes azul, verde, laranja, amarelo e vermelho (dica: comece pela cor amarela), complete as forminhas e ao desenformar, vá separando em um recipiente os ursinhos que forem ficando prontos.
Complete potes ou saquinhos e finalize com os acabamentos que desejar.