Você conhece os benefícios dos desodorantes naturais? Cada vez mais pessoas têm procurado meios alternativos para trocar os desodorantes convencionais e foi pensando nisso que surgiu a ideia de ensinar as receitas para que você possa fazer o seu tipo de desodorante natural preferido na sua casa, agora é hora de desmistificar ainda mais esses produtos maravilhosos. Bora?!

Os desodorantes naturais são livres de substâncias que podem prejudicar a pele, como por exemplo o alumínio, o triclosan e os parabenos, que podem causar alergias, coceiras e o escurecimento das axilas, além do envelhecimento precoce e bloqueio das glândulas sudoríparas. Em contrapartida, as soluções caseiras são, em geral, substâncias que aumentam o pH da região da axila, reduzindo a colonização bacteriana que está relacionada ao mau cheiro, pois são feitas com ingredientes naturais (geralmente orgânicos) e não contém as substâncias químicas citadas, permitindo a transpiração natural da pele.

Além disso o desodorante natural te proporciona criar um produto personalizado, com diferentes propriedades hidratantes, perfumes e texturas, de acordo com os gostos e necessidades de quem os prepara.

Curiosidade!
Você sabia que o termo “cecê”, que é popularmente usado para se referir ao mau cheiro das axilias se originou de uma propaganda de sabonetes? Pois é, uma campanha publicitária americana fez grande sucesso ao exaltar a capacidade de combater o B.O. ‘body odor’ (ou o odor corporal). Na década de 1940, o produto começou a
ser comercializado aqui no Brasil com a mesma estratégia publicitária e para se adequar a
linguagem do público brasileiro, traduziu-se “B.O.” para “C.C.”, cheiro de corpo.
Consequentemente o termo se popularizou pelo Brasil de tal forma que foi incorporado à nossa língua como o conhecemos hoje.

Agora é hora de escolher qual tipo de desodorante abaixo melhor se adapta as suas necessidades. Essas fórmulas foram elaboradas segundo a querida Juliana Stucchi da Djuh Cosméticos, nossa mentora nesse processo criativo maravilhoso e podem ser encontradas nas “Receitas da Semana” aqui no nosso site:

Desodorante Spray
Possui uma formulação mais simples. Quando bem usado, promove a redução de odores desagradáveis. O desodorante spray é absorvido com mais facilidade pela pele e é mais indicado para homens, devido aos pelos presentes nas axílas.

Desodorante Roll-on
O desodorante roll-on possui um gelificante de formulação (goma xantana) para que ele possa não escorrer na embalagem e nem ficar tão duro a ponto de não passar pela fresta da embalagem roll-on. Quando bem utilizado, promove redução de odores, melhorando a qualidade de vida e evitando constrangimentos sociais. O roll-on é preferido entre as mulheres pela praticidade.

Desodorante Creme
O desodorante em creme, possui uma formulação mais elaborada. Enriquecido com manteigas e óleos vegetais, além da sua ação desodorante também serve como hidratante das axilas. Esse tipo de desodorante é muito indicado para quem depila as axilas com lâminas, devido ao seu alto poder de hidratação. Algumas dicas: aplique na pele seca e não exagere na quantidade. Use a quantidade ideal para abranger toda a sua axila.

Desodorante Sólido
O desodorante sólido, assim como a versão em creme, também possui uma formulação mais elaborada, com manteigas, óleos e ceras que aumentam a emoliência do produto e a hidratação das axilas. A aplicação do desodorante sólido é feita diretamente na pele, portanto, é um produto de uso pessoal que não deve ser compartilhado. Está super em alta pois como é um cosmético sólido, sem água em sua formulação, ele faz parte dos produtos sustentáveis que além de não usarem água em sua formulação, dispensam o uso de embalagens plásticas.

FÓRMULA PARA DESODORANTE NATURAL ROLLON

0,5% Goma Xantana

8% Hidróxido de Magnésio

78,4% Água Destilada

5% Extrato

7% Glicerina Bidestilada

0,1% Nipagin/Nipaguard

1% Essência

 

CÁLCULO PARA 250g DE DESODORANTE NATURAL ROLLON

1,3g Goma Xantana

20g Hidróxido de Magnésio

196g Água Destilada

13g Extrato

18g Glicerina Bidestilada

0,25g = ½ colher de café Nipagin/Nipaguard

3g Essência

 

MATERIAL DE APOIO

Espátula

Becker 1L

Becker 150g

Balança

Mixer

 

EMBALAGENS E ACABAMENTOS 

Frasco rollon

Rótulo

 

MODO DE FAZER

Em um recipiente pese a goma xantana 1,3g e depois em um becker de 150g pese a glicerina 18g e o nipagim (ou nipaguard) 0,25g. Agora, adicione a mistura do becker (glicerina + nipagim) no recipiente onde está a goma xantana e mexa bem para que ela dissolva, reserve. Em um becker de 1L pese, com auxílio da balança, a água destilada 196g, o extrato 13g, o hidróxido de magnésio 20g e por último a essência 3g, mexa bem. Agora pegue a goma 3g que estava reservada e adicione aos outros ingredientes líquidos. Com a ajuda de um mixer bata tudo até que fique homogêneo e chegue na textura do rollon. Depois desse processo, complete os frascos e tampe com a bolinha do rollon imediatamente sem a deixar rodar, feche o frasco com a tampa de rosca e está pronto o seu desodorante rollon.

FÓRMULA PARA DESODORANTE NATURAL SPRAY

20% Álcool de cereais

55% Água destilada

5% Extrato

10% Glicerina bidestilada

8% Hidróxido de magnésio

2% Essência

 

CÁLCULO PARA 250g DE DESODORANTE NATURAL SPRAY

50g Álcool de cereais

138g Água destilada

13g Extrato

25g Glicerina bidestilada

20g Hidróxido de magnésio

5g Essência

 

MATERIAL DE APOIO
Espátula

Balança

Becker Medidor 150ml

Becker Medidor 1L

Mixer

 

EMBALAGENS E ACABAMENTOS 

Frasco Bio Cilíndrico G24 120ml

Válvula Spray G24 Prata Laminada

Rótulo

 

MODO DE FAZER
Coloque o Becker de 1L sob a balança e tare (zere), em seguida coloque no recipiente o álcool 50g, a água destilada 138g e as 13g extrato de própolis. Por último inclua a glicerina 25g e o hidróxido de magnésio 20g. Use o mixer para homogeneizar tudo e após esse processo já pode colocar e completar os frascos. Depois de pronto lembre-se de agitar o produto antes de usar.

FÓRMULA PARA DESODORANTE NATURAL EM CREME

22,5% de Manteiga de Karité

18% Óleo de Palmiste

1,6% Cera de Abelha

0,7% Ácido Esteárico

5% Argila Branca

6% Hidróxido de Magnésio

45% Amido de Milho

1% Essência

 

CÁLCULO PARA 250g DE DESODORANTE NATURAL EM CREME

57g Manteiga de Karité

45g Óleo de Palmiste
4g Cera de Abelha

2g Ácido Esteárico

13g Argila Branca

15g Hidróxido de Magnésio

113g Amido de Milho

3g Essência

 

MATERIAL DE APOIO

Panela esmaltada

Espátula

Fogão Elétrico

Balança Becker Medidor

Mixer

EMBALAGENS E ACABAMENTOS 

Pote Cristal Bio Redondo 50g

Tampinha de alumínio prata

Rótulo

 

MODO DE FAZER 

Leve a panela esmaltada ao fogão elétrico e em seguida coloque a manteiga de Karité 57g, o óleo de Palmiste 45g e a Cera de Abelha 4g e derreta até ficar em estado líquido. Após derreter desligue e retire do fogão. Pegue a balança e tare (zere), pese o ácido esteárico 2g e já acrescente na panela para dissolver. Agora pese a argila branca 13g e o hidróxido magnésio 15g, adicione e misture junto com os outros ingredientes. Coloque o Amido de Milho 113g por último e misture. Neste momento com o fogão desligado coloque a panela com todos os ingredientes em cima dele para que o calor do fogão ajude a homogeneizar melhor. Com a ajuda de um mixer, homogenize toda a mistura para deixá-la cremosa. Por último, adicione a essência de lavanda 2g e adicione um toque de verbena 1g e bata novamente com o mixer. Finalize colocando um saquinho em uma jarra ou recipiente e despeje o creme, amarre o saquinho e corte sua pontinha para poder injetar nos potes.

Não precisa esperar esfriar para colocar no potinho, porém espere esfriar para tampar o seu desodorante natural em creme.

FÓRMULA PARA DESODORANTE SÓLIDO
• 80% Base 3×1
• 4% Óleo Vegetal
• 11% Hidróxido de Magnésio
• 3% Argila Branca
• 2% de Essência

CÁLCULO PARA 250g DE DESODORANTE SÓLIDO
• 200g Base 3×1
• 10g Óleo Vegetal
(Sugestões de Óleo Vegetal: Copaíba, Calêndula ou Melaleuca)
• 28g Hidróxido de Magnésio
• 8g Argila Branca
• 5g de Essência de Verbena
(Sugestões de Essências: Verbena, Alecrim, Bamboo, Capim Cidreira, Capim Limão, Lavanda, Menta e Polo Parfum).

MATERIAL DE APOIO
• Faca para cortar a base
• Panela esmaltada
• Espátula
• Fogão Elétrico
• Balança
• Becker Medidor
• Forma de acetato
• Mixer

Modo de fazer
Sobre a base de corte e com auxílio da faca, corte a base 3×1 em cubos. Coloque a panela esmaltada fria e vazia sob a balança e tare (zere) a balança. Em seguida coloque a base 3×1 picada na panela até atingir o peso de 200g. Leve a panela esmaltada ao fogão elétrico e derreta até ficar em estado líquido. Em seguida retire do fogão. Acrescente as 10g de óleo vegetal e mexa, depois acrescente as 28g de hidróxido de magnésio e mexa novamente, em seguida acrescente as 8g de argila branca e mexa mais uma vez. Por último, para não a prejudicar, adicione a essência. Com a ajuda de um mixer, homogenize toda a mistura na própria panela esmaltada. Em seguida preencha as formas de acetato e espere esfriar e solidificar para desenformar o seu desodorante sólido.